
As obras “Em busca de algo a acreditar: identidade, islã e radicalismo na Inglaterra do século XXI”, de Hanna Romã Bellini Sarno, e “Suicídio, bioética e neoliberalismo: entre as éticas das vidas e as políticas das mortes”, de Luana Lima, publicadas pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), estão entre as finalistas do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) 2025. Os títulos concorrem nas categorias Ciências Naturais e Ciências Humanas, respectivamente.
O livro “Em busca de algo a acreditar: identidade, islã e radicalismo na Inglaterra do século XXI” investiga os processos de adesão de jovens ingleses ao grupo Estado Islâmico (EI), analisando as variáveis socioculturais, políticas, religiosas e geracionais que contribuem para a fidelização desses indivíduos ao EI. A obra observa esses elementos no contexto das redes digitais e busca compreender como os jovens constroem uma lógica de subjetividade influenciada pela atuação do EI e pelas culturas glocalizadas.
Já em “Suicídio, bioética e neoliberalismo: entre as éticas das vidas e as políticas das mortes”, o leitor é conduzido por múltiplas indagações que colocam o suicídio em disputa discursiva. A obra apresenta questionamentos que vão desde a concepção psicopatológica do ato até as políticas públicas; a autonomia do sujeito sobre a própria vida; e a maneira como as vulnerabilidades e os condicionantes sociais da saúde influenciam os modos de viver, morrer e matar-se, entre outros aspectos.
O prêmio tem como objetivo reconhecer, anualmente, as melhores publicações universitárias nas diversas áreas do conhecimento científico e acadêmico, estimulando a produção técnico-científica no âmbito das editoras universitárias. A Edufba já teve obras agraciadas em edições anteriores, consolidando-se como referência no cenário editorial acadêmico nacional.
Os vencedores das nove categorias do prêmio serão anunciados durante a cerimônia de entrega, que ocorrerá no dia 25 de novembro, no auditório da Academia Paulista de Letras, em São Paulo.