
Em cerimônia realizada na Reitoria, no dia 4 de novembro, o reitor da UFBA, Paulo Miguez, empossou a professora Mônica Aguiar, que vai dirigir a Faculdade de Direito da UFBA até 2029, tendo como vice-diretor o professor Francisco Bertino de Carvalho.
Para o reitor, o ato de transmissão ganhou o reforço da equiparação de gênero: “É um orgulho, como ex-aluno da Faculdade de Direito, dar posse à primeira mulher eleita diretora, quebrando um ciclo de 134 anos de gestão.
Transparência, diálogo e valorização dos integrantes da Faculdade de Direito são as diretrizes da gestão, segundo Mônica Aguiar. “Somos uma faculdade titânica, com mais de três mil alunos, cento e dez professores e técnicos. Agora é hora de unir, congregar e realizar. Vamos juntos e juntas alcançar um novo ideal para a FDUFBA”, afirmou. Francisco Bertino de Carvalho atribuiu as próprias conquistas à formação humana e profissional recebidas na Faculdade de Direito.
Por sua vez, o ex-diretor Júlio César de Sá da Rocha destacou a atuação profissional de Mônica: "Esteve presente em todos os postos da estrutura acadêmica e administrativa da FDUFBA. Portanto, fará mais e melhor por essa egrégia instituição. Agora é a vez dela".
Mônica Aguiar é doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora em Bioética. Líder do grupo de pesquisa VIDA, também é graduada em Ciências Econômicas, Psicóloga e Juiza Federal Aposentada. Francisco Bertino Bezerra de Carvalho é professor associado do Departamento de Direito Público, Doutor em Direito Público pela Universidade de São Paulo (USP).
O evento contou com uma audiência de docentes, servidores técnicos, discentes e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Ministério Público, a Justiça Federal e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).