
A UFBA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), concedeu o “Prêmio UFBA Teses, Dissertações & Trabalhos de Conclusão da Pós-Graduação 2024” para 40 alunos da instituição, cujos trabalhos se destacaram entre os 1067 apresentados no ano passado.
O evento, que está em sua terceira edição, já premiou mais de 150 egressos desde 2022. E isso ocorre porque, naquele ano, foram premiados não só os melhores trabalhos do período, mas também as teses e dissertações de 2021. Os titulados que se destacam recebem certificados ou menções honrosas.
De acordo com Ronaldo, pró-reitor de PRPPG, o resultado de 2024 o deixou contente, pois mostrou o interesse dos alunos em participarem do Prêmio. “Queremos ter sempre uma premiação por ano, combinando com o ciclo de avaliação da Capes, explica Ronaldo, que vai além: “Percebe-se, a cada ano, que temos mais competição e mais gente conhecendo o prêmio. E os nossos mestrandos e doutorandos, de PPGs acadêmicos ou profissional, reivindicando pleitear no âmbito dos programas, para participarem da concorrência geral”.
Ronaldo, aliás, não está só no seu entusiasmo. Mesmo distante do evento, que aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, em Salvador, o reitor Paulo Miguez fez questão de mandar um vídeo, exibido durante a solenidade, parabenizando os alunos que se destacaram nesta edição do Prêmio. “Vocês representam o que temos de melhor na produção de conhecimento científico e artístico, e são, portanto, orgulhos desta casa. Quero parabenizar os grupos de pesquisa e orientadores pelo expressivo resultado”.
O objetivo do prêmio é reconhecer o mérito acadêmico e a contribuição dos trabalhos de pós-graduação para a sociedade brasileira. Para tanto, há um grupo muito especial se dedicando para seu sucesso. Sem eles pouco se teria. Eles já começam atuando dentro dos programas de pós-graduação, fazendo a seleção interna, indicando uma tese, uma dissertação ou um TCC profissional, formando um time que também foi citado pelo reitor em sua mensagem.
A mesa do evento foi formada por Ronaldo Oliveira (PRPPG); Luiz Antônio Pessan, diretor de Programas e Bolsas da Capes; Dalila Andrade Oliveira, diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação; Maria Claudina Gomes de Miranda, diretora Científica da Fapesb; Samuel Vida, representante do Comitê de Bolsas Milton Santos; Dayana Bastos Costas, coordenadora de Ensino de Pós-graduação; e Regean Vinícius Santos Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).